Crea-BA lança livro e série sobre a Engenharia

          Profissionais da área tecnológica, jornalistas e intelectuais baianos lotaram o teatro Eva Herz, da Livraria Cultura, durante o lançamento do livro “A Engenharia e a História da Bahia”, no dia 23 de novembro. O livro é de autoria do jornalista Jolivaldo Freitas, e o documentário “Engenhar”, dirigido pelo jornalista Antônio Pastori. Um bate papo comandado pelo historiador Francisco Sena e a exibição de um teaser trailler da série marcou o encerramento das comemorações dos 80 anos do Conselho.

          Profissionais da área tecnológica, jornalistas e intelectuais baianos lotaram ontem (23), o teatro Eva Herz, da Livraria Cultura, durante o lançamento do livro “A Engenharia e a História da Bahia”, de autoria do jornalista Jolivaldo Freitas, e o documentário “Engenhar”, dirigido pelo jornalista Antônio Pastori. Um bate papo comandado pelo historiador Francisco Sena e a exibição de um teaser trailler da série marcou o encerramento das comemorações dos 80 anos do Conselho.

          O livro mostra que numa época em que ainda não existia a nomenclatura definindo a figura do engenheiro como o homem das grandes obras realizadas pela humanidade, uma destas, a cidade de Salvador. De acordo com as pesquisas realizadas pelo jornalista e escritor Jolivaldo Freitas, em 1549 Salvador recebeu seu primeiro  mestre-de-obras,  Luiz Dias, vindo com o primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Souza.

          A obra conta com 220 páginas ilustradas com fotografias de Sérgio Pedreira, José Spinola da Cunha Filho, Cláudio Niederauer e apoio dos arquivos da Fundação Gregório de Mattos, revelam detalhes da construção de Salvador e seu desenvolvimento na área tecnológica, economia e cultura. “Ela traz um retrato do nosso patrimônio artístico e histórico, mostrando também perfis de personagens importantes, como Caramuru, Francisco Pereira Coutinho e grandes nomes da nossa engenharia, como Lauro de Freitas, Mário Leal Ferreira, Teodoro Sampaio o mítico Arlindo Fragoso, um dos criadores da Escola Politécnica da Bahia, Afonso Glicério Maciel, Austricliano de Carvalho e muitos outros”, pontua Freitas.

          Já a serie Engenhar foi documentada em vídeo, dividido em 10 capítulos, com duração média de 30 minutos, e traz relatos sobre a engenharia militar na Bahia com depoimentos de especialistas em história, arquitetura, urbanismo e engenharia que receberam em seus locais de trabalho, ou em suas casas, o jornalista Antonio Pastori e a equipe da Casa do Verso, produtora sob seu comando com a responsabilidade de conduzir o projeto de resumir, com riqueza de detalhes, a importância da área tecnológica para o desenvolvimento do Estado.

          “Os depoimentos contidos nos vídeos trazem relações de fatos históricos com a Engenharia, como a guerra de Canudos e o cangaço. Figuras notáveis como Mário Leal Ferreira, Edgard Santos e Rômulo Almeida e suas contribuições para o desenvolvimento da Engenharia também são analisadas pelos entrevistados. O resultado foi muito além do que gente planejou inicialmente”, declara Pastori.

          O presidente do Crea-BA, engenheiro mecânico Marco Amigo, destacou que as obras constatam como as profissões da área tecnológica estão ligadas ao destino da humanidade, seu desenvolvimento, evolução, modernização e, principalmente, ao seu bem-estar. “Tudo que vemos a nossa volta tem contribuição dos profissionais das áreas tecnológicas. A ideia de registrar todo esse vasto conteúdo da nossa história, do seu processo inicial, começou no meu primeiro mandato a frente do Crea-BA, com conversas com o notável Cid Teixeira”. O presidente reforçou ainda o apoio imprescindível da Coelba, Braskem, Embasa, Odebrecht, Ferbasa e Caixa Econômica Federal para realização do projeto.

          Ficha Técnica Engenhar

Série audiovisual em 10 capítulos

Duração de cada capítulo: 30 minutos (média)

Narração: Igor Dantas

Produção: Denise Queiroz

Fotografia: Aristides Jr. e Antonio Pastori

Edição e Roteiro: Antonio Pastori e Gabriela de Paula

Assistência de direção: Cid Ramos

Direção Geral: Antonio Pastori

Jolivaldo Freitas/ Casa do Verso

Fonte: Ascom Crea-BA