Inovacred Expresso Desenbahia é uma nova linha de crédito para inovação empresarial, lançada pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). De forma simplificada, ela financia atividades inovadoras em até R$ 150 mil, com juros reduzidos e prazo de até 48 meses. O objetivo é facilitar o financiamento de atividades empresariais associadas à introdução de novos produtos, processos, serviços, marketing ou novo método organizacional.
De acordo com o presidente da Agência, Otto Alencar Filho, a operacionalização do programa seguirá o fluxo similar ao já existente – o Inovacred Desenbahia. “No entanto, este é simplificado e voltado para pequenos investimentos alinhados com um ciclo de desenvolvimento em inovação para a competitividade”.
A nova linha de crédito prioriza microempresas, empresas de pequeno porte e pequenas empresas, localizadas na Bahia. A taxa de juros é de 9% ao ano (TJLP + 3%), prazo global de 48 meses, incluída carência de 6 a 12 meses. O nível de participação é de até 90%. Entre os itens financiáveis pelo Inovacred Expresso estão equipamentos nacionais e importados, aquisição de softwares, matérias primas e materiais de consumo, serviços de consultoria tecnológica, marketing e comercialização e patenteamento e licenciamento.
Nesta linha, não há exigência de apresentação de projeto de inovação. Exige-se que o beneficiário cumpra uma das condições especiais de enquadramento definidas – ter contratado uma modalidade de apoio governamental à inovação entre seis possibilidade elencadas, ter histórico de propriedade intelectual e direito autoral ou estejam instaladas em Incubadoras de Base Tecnológica ou Parques Tecnológicos.
Financiamento para grandes empresas
A Desenbahia já oferece também o Inovacred, linha de financiamento voltada para empresas de grande porte, que disponibiliza crédito de até R$ 10 milhões. Os prazos são de até 96 meses, incluída carência de 24 meses. Os empresários interessados podem agendar horário de atendimento pelo telefone 0800 285 1626. Mais informações estão disponíveis no site da Agência.
Fonte: Secom-BA