Vivemos em tempos que a preocupação com o bem-estar do meio ambiente cresce a cada dia. E não somente pelos avisos e protestos de grupos como Greenpeace ou WWF. As pessoas sentem que o clima não é o mais o mesmo. Os invernos e verões parecem maiores e mais intensos a cada ano; a quantidade de chuva parece também cair. E muito se deve a ação humana.
Também por isto a engenharia ambiental vem se desenvolvendo e ganhando mais espaço nas relações de trabalho. A procura por consultores ambientais somente tende a crescer. Mas qual a importância de um olhar mais técnico antes de se implantar uma nova ação de combate a escassez? A resposta pode impactar não somente o meio ambiente, como também o bolso.
O que é consultoria ambiental?
A consultoria ambiental é uma área empresarial que estuda e analisa todos os prováveis estragos ou impactos ambientais que determinado projeto desenvolvido por uma empresa traz. É o setor que zela pelo cumprimento das políticas ambientais e garante que a marca ou empresa não serão prejudiciais ao meio ambiente. Podendo trabalhar correspondentemente a natureza a sua volta, garantindo a qualidade de seu trabalho e preservação ambiental.
Cuidados com ações de reflorestamento, restauração de mananciais e rios, reabilitação de arvores são tão importantes quanto o cuidado de preservação, para que incidentes ou acidentes ambientais sejam evitados. E todos esses temas estão englobados nas ações dos consultores ambientais.
Qual a importância da consultoria ambiental?
A consultoria ambiental, preserva as empresas de multas astronômicas com possíveis descumprimento de suas indicações e obrigações. Alguns valores de multa chegam a milhões de reais. O que pode colocar a empresa em uma situação de, até mesmo, falência. Consultorias ambientais precisam ser vistas como um investimento. Afinal, com a consultoria a empresa descobre os problemas antes que aconteçam, além de criar uma boa imagem junto ao público.
Nordeste
O nordeste do Brasil vive uma situação onde é mais ainda necessária uma consultoria ambiental, com escassez de água em alguns lugares. Por receber pouca influência das massas de ar frio vindas do sul, a pressão pluviométrica é mais baixa no nordeste do país. O desmatamento da Zona da Mata também é um fator que contribui para o baixo volume de chuvas, que aumenta a seca. Diversas ações, tomadas com base em estudos de consultoria ambiental, amenizam a falta de chuvas na região, como a construção de cisternas, investimento na infraestrutura e obras de redistribuição de água, como a transposição do Rio São Francisco.
Medição digital da água
Os medidores de água digitais oferecem inúmeros benefícios para os clientes. Entre eles a capacidade de detectar rapidamente vazamentos dentro da propriedade da empresa e na rede de água. As quatro empresas de distribuição de água de Melbourne, Austrália – City West Water, South East Water, Melbourne Water e Yarra Valley Water – estão desenvolvendo em conjunto este sistema. A South East Water, por exemplo, está desenvolvendo um sistema de designs urbanos sensíveis à água da chuva, que inclui 80 mil habitantes e mais de 60 mil postos. Cada um contará com um reservatório de água da chuva, que também servirá para o controle de inundações.
Inovação no combate a escassez
A Melbourne Water (agência do governo australiano), instalou cinco mini-hidroelétricas em toda sua rede. São mais de 5.100 Megawatts-hora e energia por ano. O suficiente para alimentar cerca de 1.048 casas. Isso evitara mais de 5.600 toneladas de emissões de carbono por ano, o que equivale a retirada de 2.165 carros da estrada.
Como já havia instalado sete outros sistemas hidrelétricos do tipo, entre 2008 a 2010, o sistema gera 69.500 Megawatts/hora de energia por ano, sendo suficiente para mais de 14.100 lares. Em geral os 12 sistemas evitarão mais de 75.800 toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano, o equivalente a tirar mais de 29.200 carros da estrada.
Conclusão
A escassez é um dos maiores problemas de nossa região. É importante, sim, ter pensamento socioambiental. Mas também é preciso agir com responsabilidade. O meio ambiente não pertence somente a nós. Antes de agir, é preciso consultar e analisar as situações e ações. E então, ainda tem alguma dúvida sobre consultoria ambiental?