Como surgem as espumas nos rios e quais os perigos que elas trazem

Nossos recursos naturais estão acabando. Isto não é uma fábula ou novidade. E o estilo de vida que possuímos é prejudicial ao meio ambiente. Produtos de limpeza simples, como detergentes, podem causar estragos ambientais enormes. A poluição dos rios é uma realidade, e cenas como a de rios cobertos de espumas, são frequentes. Mas você sabe o que elas são?

Detergentes: os vilões da poluição

 

Os detergentes que utilizamos no dia a dia são grandes vilões, pois eles consistem na principal fonte de poluentes químicos.

Para se ter uma ideia, os agentes de contaminação da água existem em vários produtos químicos. Muitos utilizados em nosso dia a dia possuem elementos compostos que causam danos à água.

Detergentes podem ter base de cálcio ou magnésio que afetam a água. Muitas vezes podem mesmo ser até carcinogênicos. Parte dos ingredientes dos detergentes não é biodegradável.

Detergentes e meio ambiente

Os detergentes têm substâncias que são redutores de oxigênio. Compostos que fazem a transferência de átomos de oxigênio. Essas substâncias causam danos muito sérios para os peixes e também para todos animais aquáticos expostos.

Os produtos ainda podem causar eutrofização, que consiste no processo em que curso de água fica repleto de nutrientes. Magnésio, fosfato e cálcio são alguns exemplos. Com isso, existe um impacto negativo no meio ambiente. Em especial naqueles em que existem animais aquáticos. Afinal, os componentes estimulam o crescimento de plantas e algas, o que acarreta na falta de oxigênio.

Substâncias antropogenéticas

 

 

As substâncias antropogenéticas, ao lado de outros componentes (metais pesados, herbicidas, pesticidas e outros) são responsáveis pela água ficar mais escura. O que impede que a luz adentre e assim acaba o crescimento das plantas. Em alguns casos, o sistema respiratório dos peixes pode ficar entupido.

Os patógeneos dos cursos de água podem acarretar doenças aos hospedeiros humanos e animais. Doenças que podem se fatais. Os agentes patógeneos também causam alterações na composição química da água, o que muda a condutividade elétrica, eutrofização, temperatura e acidez.

Os riscos para seres humanos

A contaminação da água proporciona vários riscos para o ser humano, como infecções e doenças. Evite usar águas poluídas para irrigar suas plantações. Outras pessoas podem ser infectadas ao consumir os alimentos que foram irrigados com essa água.

Espumas

 

Um dos principais sinais da água contaminada são as espumas. Quando os detergentes estão em contato com a água eles criam uma grande quantidade de espumas. A camada de espuma costuma ser grossa e se estende por toda a água. Para evitar este tipo de problema, os detergentes biodegradáveis são uma opção.

Eles possuem substâncias capazes de quebrar as moléculas poluentes em íons menores. Como boa parte das degradações acontece na presença de oxigênio, é chamada de degradação aeróbica. Os detergentes que não são biodegradáveis apenas se decompõem através de processos físicos e químicos.

Os detergentes feitos para lavar roupa, por exemplo, possuem entre 35% e 75% de sais de fosfato. O fosfato é responsável por vários problemas na água, como a inibição da biodegradação das substancias orgânicas.

Caso o detergente não seja biodegradável, o esgoto não consegue eliminar as substâncias ruins que existem nele.

Lembre-se: o detergente biodegradável não é completamente isento de agentes poluentes.

Cuidar bem do meio ambiente não é opção, é obrigação. Dependemos do meio ambiente para viver. O cuidado com ele vem de ações simples, mas que podem fazer toda a diferença. O tratamento de águas e efluentes acontece, também, dentro de nossas casas.

Referência:

Cultura Mix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *