Meio ambiente: não tratar efluentes prejudica empresas e causa doenças

A poluição ambiental é um dos assuntos de mais urgência atualmente. Despejar matérias sem ser tratados é algo que infelizmente ainda acontece. A poluição causa um mal estar para todos que moram ao redor da empresa, sendo um “tiro no pé” quando se fala de sua imagem diante do cliente. Pensar no meio ambiente vai além do midiático: a empresa que não trata dos efluentes pode pagar caro.

O que são efluentes?

São resíduos provenientes das empresas industriais e dos esgotos e das redes pluviais, que são lançados no meio ambiente, na forma de líquidos ou de gases. É, também, qualquer liquido ou gás gerado nas diversas atividades humanas  descartados na natureza.

Você sabe o impacto de efluentes sem tratamento no meio ambiente?

Segundo a ONG SOS Mata Atlântica, apenas 11% dos rios mapeados foram considerados de boa qualidade. 49% dos rios são considerados regulares, porém, 35 % estão ruins e 5% em estado crítico. Tudo isso graças aos lançamentos de efluentes não tratados nos rios. Além de poluir o rio, prejudicam a a fauna e a flora.

Você sabia que o não tratamento de efluentes pode causar doenças?

Lançando efluentes não tratados, há uma crescente de matéria orgânica na água. Este tipo de ação causa o equilíbrio local ser afetado. Isto leva a um aumento de determinados microrganismos e a dificuldade de desenvolvimento de outro. A água, quando está poluída, causa um grande impacto na saúde das pessoas que utilizam-na no seu dia a dia, em atividades domesticas e alimentares.

Doenças causadas pelo não tratamento de efluentes

  • Cólera: A transmissão ocorre por via oral, de forma direto ou indireta. O primeiro tipo ocorre pela contaminação pessoa a pessoa. Já o segundo pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Sintomas: diarreia intensa, aquosa e de coloração acinzentada,dores abdominais que assemelham – se a cólica, náuseas e vômitos, desidratação, hipotermia, perda de peso, perda de voz, fraqueza.
  • Disenteria: qualquer diarreia acompanhada por sangue ou muco. Os sintomas ainda incluem náuseas e vômitos que podem conter sangue, cansaço, falta de apetite.
  • Meningite: infecção na capa que protege o cérebro e a medula espinhal. Sintomas: febre alta, rigidez na nuca, alterações na consciência, dor de cabeça e vômito.
  • Amebíase: é causada pelo parasita Entamoeba Histolytica, que entra no organismo principalmente por meio de ingestão de água ou comida contaminada. Sintomas: cólicas abdominais, evacuação de vezes pastosas com muco e sangue ocasional, fadiga, gases em excesso, dor retal durante a evacuação (tenesmo), perda do peso involuntária. Sintomas mais graves: evacuação de dez a vinte vezes por dia, sensibilidade abdominal, evacuação de fezes liquida as vezes com sangue, febre, vômitos.
  • Hepatites A e B:  é transmitida pela ingestão de ou alimentos contaminados com material fecal. Sintomas: fadiga, náuseas e vômitos, dor ou desconforto no abdômen (especialmente próximo ao fígado), perda de apetite, febre baixa, urina escura, dor muscular, amarelamento da pele e olhos.

Tudo que você precisa saber sobre tratamentos efluentes

Onsite: Nesse método a empresa  é responsável pela construção, operação e manutenção do sistema efluente.

OffsiteA empresa encaminha seus efluentes para uma empresa confiável para a realização de todos os processos do Tratamento, desde transporte até o descarte final.

Com isso a organização pode se programar financeiramente e consegue atingir suas metas de reciclagem sem afetar a capacidade de produção.

Benefícios do tratamento de efluentes

Quando posto na ponta do lápis, agir de maneira sustentável sai mais barato. As multas para falta de tratamento de efluentes costumam ser duras.

Economia: Realizar o tratamento in loco provoca a construção de estrutura, capacitação de funcionários, atendimento  as rígidas leis ambientais, antes de serem reutilizados ou descartados.

Multas: As multas podem variar, mas são enormes. O Ministério Público ajuizou, multou a SABESP em R$ 11,5 bilhões. Isto por conta do lançamento de esgoto sem tratamento nos rios e represas da região metropolitana da capital.

Imagem confiável junto ao publico: Os consumidores preferem hoje comprar produtos de empresas sustentáveis. Desastres como o da queda da barragem de Mariana (MG) destroem a imagem de uma empresa diante do seu público.

Ser uma empresa sustentável, além de ajudar o meio ambiente trás à empresa uma nova perspectiva. Novos clientes tendem a divulgar as boas ações sustentáveis da marca. Sendo assim, ser uma empresa que se preocupa com o meio ambiente alem de ser importante. Para o bolso e para a saúde pública, principalmente.

Referências:

Terra Ambiental

Opersan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *